Oficina| formação e aperfeiçoamento de lideranças
por da Redação-30/04/2025
OFICINA PARA DIRIGENTES ATUAIS E POTENCIAIS
FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE LIDERANÇAS - CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO DE ENTIDADES
A liderança em entidades, movimentos, associações e negócios exige conhecimentos e qualidades pessoais especificas. Esta oficina oferecerá noções básicas para que os participantes desenvolvam suas capacidades de liderança em diferentes contextos.
Conteúdo Programático:
- Estrutura e finalidades: Importância e finalidades das entidades, origem, funcionamento, os diferentes tipos: associações, federações, confederações, sindicatos, institutos, fundações, conselhos profissionais, movimentos, associações de fato, OSCIPs e ONGs, vantagens de serem privadas.
- Criação e fortalecimento de entidades: Etapas legais, planejamento estratégico e gestão eficiente.
- Aspectos legais e administrativos: Legislação aplicável, estatutos, regulamentos internos, editais, prestação de contas, e estrutura organizacional; avaliações de conjuntura e estruturais e históricas.
- Governança, liderança e cultura organizacional: Diretoria, departamentos, conselhos consultivos, fiscais e deliberativos, reuniões, assembleias, grupos de estudo ou trabalho, terceirizações e outras formas de contratar trabalhadores. Autocracia, tecnocracia e democracia.
- Eleições e sucessão: história e atualidade; eleições, programas, disputas e regulamento eleitoral, a questão democrática, importância da alternância no poder; gestão de conflitos, respeito e participação de ex-dirigentes. Busca por futuras lideranças.
- Modernização e ética na gestão: Responsabilidade pessoal, patrimonial e ambiental e social dos dirigentes; funcionamento e sustentabilidade.
- Captação e retenção de associados: Diferenças entre liderar associados e o setor econômico. Tipos de sócios desejados.
- Eficiência administrativa e política: Diretores e departamentos: RH, financeiro, comunicação, marketing, relações institucionais.
- Atuação jurídica: Jurídico interno, externo ou ambos? Importância do defender direitos e postulados no Judiciário; das ações constitucionais e coletivas para captação de associados e o fortalecimento da imagem financeira e institucional, exemplo de ações que ajudaram setores econômicos inteiros e influenciaram autoridades e a sociedade. ESG, responsabilidade pessoal, patrimonial e ambiental e social dos dirigentes; funcionamento e sustentabilidade. Princípios a serem atendidos combatividade, transparência, participação, ética, comunicação, interesse público, razoabilidade e busca da verdade.
- Administração e risco de passivos: Áreas trabalhista, financeira, contábil e tributária; planejamento, projeções, transparência; desconsideração da pessoa jurídica; responsabilidade pessoal de dirigentes nas áreas patrimonial, financeira, tributária, civil, consumerista e penal.
- Comunicação: Importância e meios; como se posicionar na mídia, redes sociais, eventos e nas crises de imagem; qualidades para falar ao vivo (conhecer, planejar, tempo, treinar, vencer timidez, clareza, persuasão, falar o que é perguntado ou se quer transmitir; o que é edição, breves informações para escrever artigos, notas; sites, boletins, comunicados e a criação de fatos de impacto.
- Perfil do líder: Importância para a entidade, tipos e características essenciais (caráter, coerência, competência, informado, planejador, controlador, trabalhador, carisma, resiliência, maturidade, desprendimento, exemplo, influenciador, inspirador, entusiasmo, inteligência emocional; desenvolvimento, como descobrir novas lideranças e expandir o potencial da entidade; exemplos históricos e a arte de engolir sapos.
- Liderança e vida pessoal: Equilíbrio entre gestão da entidade, trabalho, família e lazer, saúde física, mental e emocional.
- Entidades e seu impacto social: Papel na construção de uma sociedade desenvolvida, saudável, justa, ética e sustentável; informação e conscientização dos liderados ou promoção pessoal, ideologias, ambições éticas e antiéticas?
- Planejamento e gestão: Modelos de administração; cultura organizacional; gestão centralizada x participativa; formação de consenso ou lidar com dissenso; definição de metas, prazos, meios e distribuição e aferição de responsabilidades, trabalho e resultados; captação, manutenção e promoção de diretores e talentos; diferenças entre chefe e líder; os quatro tipos de liderança; pessoas e condutas exemplares x tóxica; 15 minutos pela manhã: urgente, importante e já, prejuízos do excesso de brilhantismo e vantagens da humildade; clientelismo e populismo.
- O conhecimento da realidade: Informação, conhecimento, intuição, instinto, racionalidade, emoção, id, ego, superego, os dois lados do cérebro, e outras formas de conhecer e agir. Breves considerações sobre avaliação da realidade e do processo civilizatório: Platão (mito da caverna), Aristóteles (sistematização do conhecimento), René Descarte, (penso, logo existo) Rousseau (contrato social) x Thomas Hobbes (o homem é o lobo do homem), Schopenhauer, (inexiste felicidade e perfeição) Nietzsche (o super-homem), Locke (o homem papel em branco), Freud (Eros e crise da civilização); Dionisíaco x Apolíneo; mudar ou consertar.
- Casos de sucesso e debates: Experiências reais e troca de aprendizado entre os participantes.
SERVIÇO:
- Data: 03 de junho 2025
- Horário: 16h às 18h00
- Local: Auditório da ESBRE - Rua Itápolis, 1.468, São Paulo
- Inscrições: clique aqui
Informações: Soraia (soraia@maricatoadvogados.com.br | 11 3661-5093).
COORDENADOR DA OFICINA:
Percival Maricato
Líder jurídico e empresarial com trajetória sólida e multifacetada, marcada pelo protagonismo em entidades representativas, tendo sido presidente em uma dezena delas. Fundador do Maricato Advogados na década de 70 com profissionais especializados em diversas áreas do Direito. Histórico de atuação ética e engajada desde os tempos universitários. Seu perfil destaca-se pela combinação entre excelência técnica, visão estratégica e defesa de causas institucionais, culturais e sociais. Ocupa cargos de liderança em diversas organizações ligadas ao setor de serviços, cultura, turismo e jurídica. É reconhecido nacionalmente como palestrante, escritor e articulador de políticas públicas.
Sócio titular do escritório MARICATO ADVOGADOS ASSOCIADOS, formou-se na Universidade de São Paulo, Largo de São Francisco, começou a advogar em 1976, depois de estagiar, ser eleito e presidir o departamento jurídico do Centro Acadêmico XI de Agosto por dois anos (90 estagiários e 12 advogados) e para a Academia de Letras da Faculdade; ainda como estudante foi diretor do Diretório Central dos Estudantes da USP, eleito e reeleito presidente da União dos Estudantes do Estado de São Paulo, eleito representante dos ex-alunos da Faculdade de Direito junto à USP, em seguida ocupou diversas funções na OAB: Comissão de Ética, Liberdade de Imprensa, Direitos Humanos, foi membro do Conselho Editorial da Revista da OAB., Atualmente, é presidente da Comissão Especial do Setor de Serviços da OAB/SP.
Sem nunca deixar a advocacia, Percival Maricato também se destacou como homem público e liderança empresarial, ocupando cargos relevantes; atualmente é vice-presidente jurídico da CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços; vice-presidente do Conselho Curador do Visite São Paulo Convention Bureau, membro da Comissão de Turismo e Gastronomia da Câmara Municipal e dos Conselhos Estadual e Municipal de Turismo em São Paulo, é membro do Conselho Empresarial da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo.
Já ocupou cargos como membro do Conselho de Turismo da FECOMÉRCIO e diretor do departamento de Pequenas Empresas na FIESP e nesta também no departamento de Meio Ambiente. Foi fundador e coordenador da ANJUT - Associação Nacional pela Justiça Tributária; presidente do Conselho Deliberativo do VITAE CIVILIS – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz, do Projeto Kindere, da ONG Minha Rua Minha Casa, membro do Conselho da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e por várias vezes primeiro coordenador nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais; foi ainda fundador e presidente da ABRASEL SP ,nomeado após como Presidente de Honra da entidade, foi membro do Conselho da Cidade (gestão F Haddad), da Pro Vinho, um dos fundadores da ABAGA, Associação Brasileira da Alta Gastronomia, fundador e editor da Revista Bares e Restaurantes por quinze anos, recentemente foi eleito Personalidade da Gastronomia do Ano pela Revista Prazeres da Mesa.
Destacou-se também na educação profissional como palestrante nacionalmente conhecido e escritor, tendo publicado cinco livros de sucesso pelo SENAC (Como Evitar ou Vencer Reclamações Trabalhistas, Marketing para Bares e Restaurantes, Franquias idem, Promoções idem, Como Evitar Reclamações Trabalhistas). Têm artigos publicados em Revista Veja, Valor Econômico, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Estado de Minas, Correio do Povo do Paraná e outros. Maricato ainda atua junto ao STF como autor de diversas ações declaratórias de constitucionalidade e em ações polêmicas (terceirização, negociado sobre legislado, ultratividade etc.), como amicus curiae, por entidades empresariais de nível nacional. Como professor deu aula em cursos de pós-graduação da Faculdade Anhembi Morumbi, fez diversas palestras na FGV, USP e outras universidades.